quarta-feira, 13 de maio de 2015

Matemática
OBJETIVO
Nº A
CONTEÚDO
DESENVOLVIMENTO
·         Operar com o algoritmo sem usar recursos auxiliares;
·         Perceber que é possível chegar ao resultado correto de diferentes maneiras;
·         Perceber e diferenciar situações que envolvam a adição e a subtração;
·         Explorar as possibilidades da composição obedecendo as ordens (unidade, dezena, centena);

4
·         Adição e Subtração.
·         Problemas e soluções.

·         Introdução do conceito de pedágio (o que é, para que serve como funciona etc.)
·         Explicação do conceito de adição e subtração, centena, dezena e unidade;
·         Momento “Tire a duvida”;
·         Exercícios do livro para fixação de adição e subtração.




História
OBJETIVO
CONTEÚDO
Nº A
DESENVOLVIMENTO

·         Compreender os motivos que levaram os portugueses a explorar o pau-brasil das terras recém – descobertas e como eles faziam isso;
·         Analisar documentos históricos;
·         Compreender o objetivo de Portugal explorar a terra descoberta, Brasil;
·         Demonstrar através de um desenho qual parte da história mais lhe chamou a atenção;
·         Conhecer e reconhecer uma árvore de pau-brasil;
·         Registrar por desenho uma árvore de pau-brasil;
·          

·         A exploração do pau-brasil
2
·         Teatro para introduzir como começou a exploração do pau – Brasil, por quem, pra onde a madeira era levada e para que era usada.
·         Em seguida os alunos conhecerão a árvore através de imagens e farão uma breve visita na escola onde está plantado uma árvore de pau – Brasil.
·         Farão um registro no caderno através de um desenho.
·         Com explicação de quais dificuldades se encontrava na época para a extração do pau – Brasil os alunos farão as atividades propostas no livro.






Língua Portuguesa
OBJETIVO
CONTEÚDO
Nº A
DESENVOLVIMENTO
·         Entender a importância da água para a vida dos seres vivos;
·         Compreender a leitura através de um texto informativo;
·         Interpretar textos;
·         Compreender sinônimos e antônimos;
·          
·         Analise da palavra Saúde;
·         Antônimo e sinônimo.
 4
·         Introdução com um texto informativo sobre a importância da água e exercícios físicos;
·         Interpretação dos textos sugeridos no livro;
·         Explicação do conceito de antonino e sinônimo;
·         Registro do conceito de antonino e sinônimo no caderno;
·         Brincadeira do Antonio e sinônimo na lousa (algumas palavras serão escritas na lousa e  a sala será dividida em 3 filas e todos da fila deverão escrever o antônimo de alguma palavra da lousa)
·         Exercícios para fixação no caderno e no livro ESCREVA CORRETAMENTE;





Ciências
OBJETIVO
CONTEÚDO
Nº A
DESENVOLVIMENTO
·         Compreender a importância da água para os vegetais;
·         Descrever a circulação da água nos vegetais;
·         Compreender como ocorre o processo de transpiração vegetai e identificar os mecanismos que controlam;
·         Descrever o processo de fotossíntese;
·         Relacionar a fotossíntese com a produção de alimentos para todo o ecossistema.

·         Nutrição das plantas e fotossíntese.
·         Circulação de água nas plantas.
·         As plantas e água, o ar e a luz.
3
·         Introduzir a aula com perguntas para saber qual o conhecimento que os alunos já têm sobre plantas.
·         Explicação sobre o ciclo de vida de uma planta;
·         Explicação sobre a importância da água para o desenvolvimento das plantas;
·         Observar como está a experiência do feijão;
·         Explicação da circulação da água nas plantas;
·         Ida ao bosque para ver a raiz de algumas plantas;
·         Registrar através de desenhos como é a raiz e os pelos absorventes da planta;
·         Exercícios no livro para fixação;
·         Explicação e demonstração da respiração vegetal;
·         Atividade de fixação no livro;
·         Explicação da importância da fotossíntese;
·         Atividade de quebra-cabeça no livro para fixação




Religião
OBJETIVO
CONTEÚDO
Nº A
DESENVOLVIMENTO
·         Compreender que o cristão deve enfrentar os desafios, fazendo uso do poder de Deus para alcançar a vitória;
·         Saber que acertar um desafio exige coragem e confiança em Deus;
·         Reconhecer que Neemias não conseguiu cumprir sua missão sem a ajuda de seus conterrâneos.
·         Entender a importância de atitudes e valores  como : coragem, confiança, fé e dedicação.
·         O serviço de Deus
·         4
·         História contada em classe pelo professor sobre servir o próximo (história sobre George              Washtington)
·         Oração
·         História de Neemias e Jesus;
·         Conversa e debate sobre servir o seu próximo;
·         Atividade proposta pelo livro para fixação,





Geografia
OBJETIVO
CONTEÚDO
Nº A
DESENVOLVIMENTO
·         Compreender como se organiza uma propriedade rural;
·         Conhecer algumas leis para a produção agropecuária e a produção ambiental nas propriedades rurais;
·         Reconhecer aspectos que valorizam a propriedade rural;
·          
·         Propriedade rural

2
·         Conversa em classe sobre zona urbana e zona rural para saber o que os alunos pensam sobre o assunto;
·         Apresentar fotos e imagens de várias zonas rurais e urbanas para comparação;
·          Completar tabela com diferenças sobre elementos da natureza e elementos construídos pelo homem;
·         Tratar sobre tamanhos de propriedades rurais e qual nome cada uma recebe ex: chácara, sítio etc;
·         Exercícios no livro para fixação;
·         Conversa sobre as produções na zona rural;
·         Exercício do livro para fixação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário